Maior Universidade do Uruguai adopta standards abertos

A Associação Ensino Livre publicou recentemente um conjunto de princípios relativamente à adopção de standards abertos no sistema de ensino e respectivo guia de aplicação.

A iniciativa foi inspirada na adopção de standards abertos em Universidades da vizinha Espanha.
É com agrado que se verifica um pouco por todo o mundo uma preocupação crescente com esta temática, que tarda a chegar a Portugal. Desta vez chega-nos a notícia da adopção de standards abertos na maior Universidade do Uruguai (América do Sul) – "Universidad de la República", uma Universidade com cerca de 80 000 alunos.

De acordo com informação publicada no sítio web da Universidade, o Conselho Directivo aprovou a adopção do documento "Standards em formatos de arquivos de informática", apresentado pela Comissão Sectorial de Desenvolvimento Informático, que recomenda a utilização dos standards abertos ODF e PDF para a criação, armazemaneto e intercâmbio de documentos na Universidade e na sua relação com o resto da sociedade.

A Universidade estabeleceu um prazo máximo de 6 meses para a implementação da resolução, isto é, para que todo o intercâmbio e publicação de documentos digitais, internamente à Universidade ou nas comunicações públicas, se realize de acordo com o documento aprovado. É de salutar ainda a preocupação com a migração dos documentos actuais para os formatos propostos, uma tarefa que caberá a uma comissão específica nomeada por cada um dos serviços da Universidade.

Deixar uma resposta