O OpenOffice.org é um conjunto de aplicações livres para produtividade de escritório (processador de texto; folha de cálculo; apresentação de diapositivos; bases de dados; etc.) que usa como formato de documentos padrão o Open Document Format (ODF), uma norma aberta que permite a fácil partilha de informação entre diferentes sistemas.
No seminário "Adopção Acelerada de Software Livre" decorrido no estado de Terengganu, foi tornada pública uma iniciativa da entidade de Modernização Administrativa da Malásia, do Ministério da Educação e do Governo do estado de Terengganu para aumentar a adopção de software livre no governo e nas escolas. No estado de Terengganu, mais de 100 escolas desde o início de 2008 já migraram as suas suites de produtividade para OpenOffice.org e prevê-se que até Janeiro de 2009, todas as suas 467 escolas o terão feito.
O Ministério da Educação deste país pretende ainda alargar a iniciativa a todo o país implementando o OpenOffice.org em mais de 300 000 PCs escolares. As vantagens apresentadas a nível dos baixos custos de licenciamento, o forte suporte para normas abertas e a compatibilidade com vários sistemas operativos livres e proprietários, além de uma segurança adicional contra ameaças de vírus em documentos são os principais pontos salientados para justificar a medida.
De referir que em vários estados da Malásia as agências governamentais adoptaram o OpenOffice.org de forma oficial, poupando milhões em licenças que são agora investidos na melhoria dos serviços públicos nos estados respectivos.
Fonte:Open Malaysia