O Software Livre e a Free Culture estiveram presentes no CINANIMA 2012 (http://cinanima.pt/2012/), o festival de cinema de animação organizado pela NASCENTE Cooperativa de Acção Cultural, C.R.L. juntamente com a Câmara Municipal de Espinho desde 1976.
Para além da sessão panorama “LIBRE ANIMATION”, onde foram exibidas diversas curtas-metragens de animação realizadas com Software Livre e distribuídas com licenças Creative Commons, foi organizada uma masterclass intitulada “Animação Livre: a liberdade está a passar por aqui”.
Apesar de já ter acontecido, fica aqui partilhado o texto de apresentação da masterclass. Da próxima vez, prometemos avisar atempadamente.
—————–
“Animação Livre: a liberdade está a passar por aqui”
Vivemos tempos extraordinários. “A Internet é o tecido das nossas vidas” (Castells, 2001) e está a mudar o nosso modo de viver, aprender, trabalhar, criar. Uma das mudanças mais importantes e notáveis é uma nova cultura de partilha promovida pelas redes interligadas de computadores e seres humanos. Vivemos realmente tempos extraordinários, o nascimento dos recursos digitais comuns (digital commons). Mas estes tempos não surgem sem custos e lutas. Existem perigos e riscos à espreita que se alimentam de conformismo, ignorância e preguiça.
Software proprietário, patentes de software ou leis de direitos de autor excessivamente restritivas atuam como sistemas de controle e propriedade e impõem uma “cultura da permissão” (Lessig, 2004) que se esforça por obnubilar o mundo moldado pela economia da colaboração em massa, a economia da informação em rede (Benkler, 2006), a economia não monetária da Riqueza Revolucionária (Toffler & Toffler, 2007).
Em alternativa, Software Livre e Cultura Livre são o resultado natural de uma escolha ética em direção a uma sociedade e cultura baseadas na livre troca de ideias e criatividade, na liberdade e na partilha. São uma declaração sobre o mundo em que vivemos e a expressão de uma escolha sobre como nele queremos viver e trabalhar. Representam um ecossistema de criatividade que recusa o domínio de barreiras artificiais que beneficiam apenas alguns.
A animação é uma poderosa e bela forma de arte intrinsecamente baseada na liberdade. A sua história é uma narrativa moldada pela criatividade e sensibilidade, transgressão e expressão. Tomando emprestada uma famosa citação de Albert Camus: Sem liberdade, não há animação; animação só vive com as restrições que impõe a si mesma, e morre de todas as outras.
Durante esta apresentação, serão apresentados exemplos para ilustrar as nossas ideias e analisados casos reais demonstrativos da viabilidade das ferramentas libre num ambiente de produção e os benefícios que acompanham a partilha e a utilização de licenças mais abertas. Iremos apresentar o Software Livre e Cultura Livre enquanto escolhas éticas e opções válidas para a animação e todas as artes em geral.