Primeira doação de computador pela Associação Ensino Livre

A empresa Silencor cedeu de forma generosa, material informático em fim de vida à Associação Ensino Livre. A Associação entendeu que o deveria distribuir por crianças em idade escolar com dificuldades de acesso a tecnologia, depois de os preparar devidamente com software livre educativo.
A experiência com o primeiro computador doado correu bastante bem, de tal forma que a relatamos aqui, esperamos que, como futura referência histórica.

Num PIII a 800Mhz, com 512 RAM, foi instalada a versão 8.04 do Ubuntu e em seguida as aplicações educativas do Edubuntu, agora fornecido como CD-extra à distribuição base. Depois de pequenas afinações, como por exemplo a instalação dos dicionários de português do OpenOffice, entre outras, a máquina ficou extremamente rápida e funcional.

O computador foi então entregue a duas irmãs de uma pequena aldeia da região centro onde até as redes móveis parecem ter dificuldade em chegar, tal é o isolamento. O entusiasmo e alegria das crianças na descoberta da panóplia de aplicações e jogos educativos instalados é suficiente para perseguirmos mais iniciativas deste género e se possível em maior escala.

Se estiver interessado em doar material informático à Associação Ensino Livre, ou conhece crianças potencialmente interessadas, queira contactar-nos.

Discuta este artigo no fórum da Associação.

Deixar uma resposta