Actualização: chama-se a atenção dos nossos leitores para a existência de uma sessão paralela “Interoperabilidade entre documentos digitais editados com várias aplicações em Linux e Windows” omissa na notícia inicial. Em relação a este assunto, de grande interesse para a Associação Ensino Livre, recomendamos ainda a leitura do no nosso Manifesto pela utilização de standards abertos no sistema de ensino e o respectivo Guia de Aplicação, publicados em Maio de 2008. Foram detectados entretanto alguns erros tipográficos e surgiram algumas novidades que serão motivo suficiente para uma edição revista numa próxima oportunidade.
No próximo dia 20 de Setembro de 2008 vai decorrer a segunda edição do Dia do Software Livre na Escola, que terá lugar nas instalações da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal. As sessões plenárias contarão com a presença de:
- Dra. Kathryn Moyle, da Universidade de Camberra (Austrália) que salientará a importância do software livre nas escolas, mencionando as suas vantagens pedagógicas.
- Juan Cristóbal Cobo Romaní , da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (México), que abordará o enriquecimento dos processos de aprendizagem pelo software livre, complementando a análise com referências "ao círculo vicioso que existe entre educação, criatividade, e software livre".
Nas sessões paralelas vão ser apresentados vários temas relacionados com software livre nas escolas, entre os quais:
- A utilização da plataforma Joomla! nas Escolas;
- Alinex na Escola;
- As licenças Creative Commons e o seu aspecto no Ensino e Cultura;
- E-Portfolios de Aprendizagem – RePe (módulo Moodle);
- Edição Áudio;
- Estratégias criativas numa comunidade virtual de prática, formação e partilha apoiada no Moodle
- Implicações Educativas da Web 2.0 na Aprendizagem: da teoria à prática
- Ambientes virtuais e exemplo do Second Life
- Tratamento de Fotografia Digital
Para mais informações consulte a página do evento, organizado pela Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular/Equipa Multidisciplinar Recursos e Tecnologias Educativas/Plano Tecnológico da Educação e pelo Centro de Competência Arrábida.
Alguns elementos da Direcção da Associação Ensino Livre e alguns sócios estarão presentes pelo que poderá ser uma boa oportunidade para os conhecer.