[Ensino Superior] – R Commander, uma alternativa ao SPSS

De entre o software útil no ensino de estatística o ambiente R é de longe um dos mais usados em todo o mundo (ver também esta listagem).

Contudo, especialmente em cursos introdutórios de estatística para alunos não familiarizados com ambientes de computação, é por vezes difícil num curto espaço de tempo habituá-los a uma linha de comandos, o modo de funcionamento habitual do R, e a inteirar-se da sintaxe de muitas das suas funções disponíveis. O objectivo do docente será o de perder o menor tempo possível com tecnicidades e muito mais com os conceitos estatísticos e sua aplicação.

gretl

Neste sentido, um ambiente gráfico com menus para aceder às funções poderá atenuar as dificuldades de entrada no mundo do R. O R Commander é uma das extensões à distribuição base do R que lhe adiciona uma interface gráfica (existem outras extensões! Consulte por exemplo a entrada da Wikipédia). Para ler mais sobre a origem do R Commander e as suas funcionalidades, veja este artigo no "Journal of Statistical Software" ou a página oficial.

gretl

Se já tem o R instalado, para instalar o R Commander (em qualquer plataforma), digite o comando:

install.packages("Rcmdr", dependencies=TRUE)

Para iniciar o R Commander, digite:

library(Rcmdr)

Ao utilizar os menus para realizar diversas acções verá que aparecem numa janela os comandos que teria de digitar sem recurso ao ambiente gráfico, o que ajuda bastante na aprendizagem da linguagem.

Para terminar este breve artigo, de referir que existem vários plugins para o R Commander que lhe extendem as funcionalidades. Visite a página: http://cran.at.r-project.org/web/packages/ e faça uma pesquisa por Rcmdr!

Deixar uma resposta