Apresentamos neste artigo uma lista de aplicações livres que podem ser usadas no ensino e aprendizagem da Matemática (com o foco habitual no ensino do 1º ao 12º ano de escolaridade). Caso aprecie alguma destas aplicações e esta não esteja disponível em português, por favor contacte-nos e faremos os possíveis para a traduzir.
- Geogebra – O programa “GeoGebra – Dynamic Mathematics for Schools” é uma das boas ferramentas que os professores de matemática têm para explicar conceitos de forma interactiva aos seus alunos. Este programa impressionou-nos pela sua qualidade. Veja o nosso artigo sobre o Geoegebra. Visite também o sítio web do geogebra aqui.
- OpenEuclide – O OpenEuclide é um software de geometria a 2D: as figuras são definidas de forma dinâmica. A instalação é fácil através do autopackage. Até esta data não existe ainda versão portuguesa. Visite o sítio web do openeuclide.
- KBruch é um pequeno programa para praticar o cálculo com fracções.
- Kig – é um programa para exploração de construções geométricas.Veja em detalhe.
- Kmplot – é um programa para desenho e estudo de funções matemáticas.
- kpercentage – é uma pequena aplicação para ajudar os mais pequenos a melhorar o cálculo de percentagens.
- Qalculate – uma calculadora extremamente versátil.
- Tux Math Scrabble – O TuxMathScrabble desafia os mais novos a construirem equações compostas por várias operações, exigindo algum nível de abstração, lutando simultaneamente contra o pinguim Tux.
- Multiplication Station – um pequeno programa para os mais novos treinarem a multiplicação.
- GCOMPRIS Dentro do GCOMPRIS, um conjunto de aplicações para os mais novos, poderá encontrar exercícios de matemática, nomeadamente de revisão da tabuada; contagens; tabuada de dupla entrada; simetria; etc. Para mais informações queiram ler o nosso artigo sobre o GCOMPRIS ou o sítio oficial do projecto.
- Dia – o Dia é o programa ideal para desenhar rapidamente diagramas, relativos à matemática e não só.
- Tux Math – o Tux Math é um jogo para os mais novos (4-10 anos) em que têm de ser aplicados conhecimentos de matemática (operações de adição, subtracção, multiplicação, divisão… ) para poder progredir no jogo.
- Graph – Graph é uma aplicação muito simples que permite desenhar funções num sistema de coordenadas e efectuar alguns cálculos simples (apenas disponível para windows, mas corre via wine).
- GNU Xaos – Xaos é uma aplicação que permite explorar fractais visualmente.
- KAlgebra – KAlgebra é uma calculadora matemática capaz de efectuar operações MathML simples (aritméticas e lógicas) e de representar gráficos a 2D e 3D. Não é necessário conhecer MathML para usar KAlgebra.
Discuta esta lista no fórum.