Lista de software livre para o ensino da matemática v0.3

Apresentamos neste artigo uma lista de aplicações livres que podem ser usadas no ensino e aprendizagem da Matemática (com o foco habitual no ensino do 1º ao 12º ano de escolaridade). Caso aprecie alguma destas aplicações e esta não esteja disponível em português, por favor contacte-nos e faremos os possíveis para a traduzir.

  1. Geogebra – O programa “GeoGebra – Dynamic Mathematics for Schools” é uma das boas ferramentas que os professores de matemática têm para explicar conceitos de forma interactiva aos seus alunos. Este programa impressionou-nos pela sua qualidade. Veja o nosso artigo sobre o Geoegebra. Visite também o sítio web do geogebra aqui.
  2. OpenEuclide – O OpenEuclide é um software de geometria a 2D: as figuras são definidas de forma dinâmica. A instalação é fácil através do autopackage. Até esta data não existe ainda versão portuguesa. Visite o sítio web do openeuclide.
  3. KBruch é um pequeno programa para praticar o cálculo com fracções.
  4. Kig – é um programa para exploração de construções geométricas.Veja em detalhe.
  5. Kmplot – é um programa para desenho e estudo de funções matemáticas.
  6. kpercentage – é uma pequena aplicação para ajudar os mais pequenos a melhorar o cálculo de percentagens.
  7. Qalculate – uma calculadora extremamente versátil.
  8. Tux Math Scrabble – O TuxMathScrabble desafia os mais novos a construirem equações compostas por várias operações, exigindo algum nível de abstração, lutando simultaneamente contra o pinguim Tux.
  9. Multiplication Station – um pequeno programa para os mais novos treinarem a multiplicação.
  10. GCOMPRIS Dentro do GCOMPRIS, um conjunto de aplicações para os mais novos, poderá encontrar exercícios de matemática, nomeadamente de revisão da tabuada; contagens; tabuada de dupla entrada; simetria; etc. Para mais informações queiram ler o nosso artigo sobre o GCOMPRIS ou o sítio oficial do projecto.
  11. Dia – o Dia é o programa ideal para desenhar rapidamente diagramas, relativos à matemática e não só.
  12. Tux Math – o Tux Math é um jogo para os mais novos (4-10 anos) em que têm de ser aplicados conhecimentos de matemática (operações de adição, subtracção, multiplicação, divisão… ) para poder progredir no jogo.
  13. Graph – Graph é uma aplicação muito simples que permite desenhar funções num sistema de coordenadas e efectuar alguns cálculos simples (apenas disponível para windows, mas corre via wine).
  14. GNU Xaos – Xaos é uma aplicação que permite explorar fractais visualmente.
  15. KAlgebra – KAlgebra é uma calculadora matemática capaz de efectuar operações MathML simples (aritméticas e lógicas) e de representar gráficos a 2D e 3D. Não é necessário conhecer MathML para usar KAlgebra.

Discuta esta lista no fórum.

Deixar uma resposta