Um pequeno-grande laboratório: OpenLab ESEV

O OpenLab-ESEV é um projecto recente da Escola Superiror de Educação de Viseu (ESEV) que pretende agregar e promover iniciativas relacionadas com a utilização de Software Livre e Open Source, tecnologias abertas e conteúdos livres. 

A Associação Ensino Livre gostaria de retratar neste artigo um pouco da história recente deste nosso parceiro, que está praticamente a completar o seu primeiro ano de actividade.

– Desde Dezembro de 2009, o OpenLab ESEV tem a funcionar um espaço de experimentação e exploração equipado com 6PCs com GNU/Linux e muito Software Livre. Paralelamente, foi criada uma página online que funciona como primeiro espaço de divulgação das iniciativas realizadas ou a realizar.

– Entre Março e Maio de 2010, o OpenLab ESEV organizou mais de uma dúzia de oficinas de formação de 3 horas, aos Sábados, sobretudo de iniciação/introdução a aplicações como GIMP, Inkscape, Audacity, Scribus, MyPaint & Alchemy, Toonloop/Luciole, Blender e Cinelerra. Um destaque merecido para o 22 de Maio, dia em que o OpenLab ESEV teve o prazer de oferecer a todos os interessados 2 oficinas de Blender com o formador Ricardo Ramalho.

– O grupo criou vários tutoriais ao longo do ano, na maior parte dos casos para apoiar as oficinas supracitadas.

– Entre Abril e Junho, organizaram 4 sessões de formação/demonstração sobre software livre na FNAC Viseu, nomeadamente:

  • 21 de Abril: Edição de áudio com Software Livre: introdução ao Audacity (por Mário Araújo)
  • 5 de Maio: Iniciação ao GNU/Linux Ubuntu (por Hélder Freitas)
  • 19 de Maio: Criação de animações em stop-motion com Software Livre (por Hugo Ferreira)
  • 2 de Junho: Pintura digital com Software Livre: MyPaint e GIMP (por Natacha Lourosa)

– No dia 21 de Maio de 2010, uma equipa de professores e alunos do OpenLab ESEV visitou a Escola Secundária de Viriato para realizar uma Oficina de Software Livre no âmbito do Dia das Expressões, um evento organizado pela ES Viritato.

– Nos dias 6 e 7 de Julho, uma equipa de professores e alunos do OpenLab ESEV deslocou-se até ao Agrupamento de Escolas de Mundão para divulgar Software Livre junto dos professores do agrupamento. Foram realizadas 8 oficinas de 3 horas em dias, trabalhando aplicações como Inkscape, GIMP, Luciole, Audacity, KompoZer, etc.

– Nos dias 12 e 13 de Julho, o OpenLab ESEV enviou 2 formadores a Vouzela para duas oficinas sobre Software Livre realizadas no âmbito do Colóquio "Educação e Mudança: desafios e oportunidades", organizado pelo Centro de Formação Castro Daire / Lafões.

– Durante o ano lectivo, divulgaram e apoiaram a instalação de GNU/Linux, sendo de destacar:

  • Instalação do Edubuntu em 5 PCs de salas de Jardins de Infância de Lamego e Viseu
  • Criação de dezenas de pens USB com versão Live de Ubuntu ou Edubuntu
  • Apoio à instalação (dual-boot) de vários portáteis de alunos

A Associação Ensino Livre congratula-se pelo crescimento deste projecto e pelo empenho de todos os seus participantes.

Deixar uma resposta