Haverá ensino democrático nas nossas Escolas/Comunidade Educativa, quando a utilização de software for livre. Isto implicará, para além de uma mudança de mentalidades (por vezes imposta pela publicidade), uma gestão de custos mais sustentável e, indiretamente, o combate à pirataria. Estas vantagens, inerentes à filosofia do uso de software Open Source, serão o modelo a seguir para um ensino sem restrições nem dependências, e de qualidade.
Nesta perspectiva, na Escola Secundária Jaime Moniz, a Turma 35 do 12º Ano, do curso Tecnológico de Ordenamento do Território e Ambiente, utiliza o QGIS para desenvolver atividades propostas nas aulas de Sistemas de Informação Geográfica, de Sistemas de Informação Aplicada e no Estágio.Entre as opções de SIG livre, três razões estiveram subjacentes à escolha do Open Source: a utilização fácil e (quase) intuitiva, apoiada com informação online nos fóruns; os diversos plugins e a qualidade do produto final.
O Projecto
Expectativa…
Expectativa foi a sensação mais dominante nas primeiras aulas! O grupo discente apenas tinha conhecimentos teóricos, algo dispersos, sobre a temática do SIG. Necessitei, por isso, a esses conhecimentos articular actividades práticas – inicialmente, através da recolha da informação geográfica utilizando um mapa de apoio, dentro do perímetro escolar e, posteriormente, o G.P.S, na área envolvente à Escola.
Nos exemplos 1 e 2 é possível apreender algumas das atividades desenvolvidas em sala de aula.
Exemplo 1: Distribuição dos caixotes do lixo e dos bancos de jardim na ESJM. Disciplina de SIA. (clique para aumentar)
Exemplo 2: Carta Funcional de uma Área da Zona Velha do Funchal, envolvente à ESJM. Disciplina de SIG. (clique para aumentar)
Atualmente, no Estágio há alunos que continuam a utilizar o QGIS, para concretizar os diferentes planos de trabalho.
O exemplo 3 põe em evidência o trabalho de uma aluna, relacionado com a distribuição da população residente e com uma proposta de localização dos ecopontos, numa freguesia do concelho do Funchal.
Exemplo 3: Proposta de localização dos ecopontos na freguesia de Santo António. Entidade de estágio: Dir. Regional de Informação Geográfica e Ordenamento do Território (clique para aumentar).
No geral, o QGIS permitiu à turma: “Realizar funções básicas de SIG, através de exercícios de associação entre elementos gráficos e não gráficos”; “Carregar dados alfanuméricos”; “Utilizar funções de análise espacial”; “Produzir mapas temáticos”; “Produzir um MDE” e, não menos importante, “Reconhecer a relevância de um SIG livre na análise de informação geográfica/ajuda à gestão sustentável do território”.
Estes objetivos teórico-práticos realizaram-se em simultâneo com outros, substancialmente importantes no contexto educativo, deles se destacando: “Criar experiências educativas diversificadas”; “Contactar com a realidade local” e “Desenvolver um espírito crítico construtivo”.
Da Sala de Aula para a Comunidade Educativa
A ideia de criar o website: www.sig-na-jaime-moniz.webnode.pt nasceu com dois objetivos cruciais: "Divulgar à Comunidade Educativa alguns trabalhos realizados e, ao mesmo tempo, "Mostrar a importância do OpenSource QGIS para a realização destes trabalhos escolares". Hoje, o website é um elemento de motivação para a continuidade de todo o processo de ensino-aprendizagem, neste contexto.
Conclusão
Numa retrospectiva ao tempo decorrido, às atividades desenvolvidas e à aprendizagem dos alunos, percebo que a ideia de me apoiar no QGIS, para concretizar alguns objetivos de aprendizagem, não poderia ter sido melhor. É verdade que, inicialmente, a sua utilização foi rodeada de expectativa. Nunca tinha usado um SIG e, portanto, basicamente aprendia para ensinar. Salvou-me a sua facilidade de utilização e a informação disponível on line, entre outros… E salvou a Escola do custo de uma licença de outro software, de dependência no processo de renovação da licença, permitindo melhorar o ensino, sem quaisquer custos.
Atualmente no Estágio, os alunos utilizam quase autonomamente o QGIS para concretizar os diferentes planos de trabalho. Espero que o produto final reproduza o esforço desenvolvido…
Referências:
– http://sitio.dgidc.min-edu.pt
– http://www.sres.pt/?page=drgc_loc_atend&separador=6&buttons=1
– http://www.sig-na-jaime-moniz.webnode.pt
Sobre o autor
Este artigo foi elaborado em Março de 2011 por Fátima Vale, com o apoio de Luís Antunes (monitor dos alunos na DRIGOT). Neste momento, ela é professora na Escola Secundária Jaime Moniz e professora orientadora do estágio dos alunos nas diferentes Instituições.