AEL no debate sobre direitos de autor na ticEDUCA 2012

A Associação Ensino Livre (AEL) esteve presente no 2º Congresso Internacional em TIC e Educação, realizado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no passado dia 1 de Dezembro, para participar no painel Tecnologias Móveis, Conteúdos Abertos e Direito de Autor.

O painel, moderado por Neuza Pedro, contou com a participação de Teresa Nobre, João Nogueira, Isabel Oliveira e Maria João Horta, representando as Creative Commons em Portugal, a Optimus e a experiência de professores no ensino através das novas tecnologias.

A AEL focou a necessidade da existência de um conhecimento mais rigoroso da lei de direito de autor por parte dos cidadãos. Muito do conhecimento que existe releva de desinformação e não da lei. Um exemplo disto é o desconhecimento que observámos existir durante a discussão do Projecto de Lei sobre a Cópia Privada no início de 2012, sobre o que é e em que circuntâncias podem os cidadãos fazerem uma cópia privada.

Um outro ponto urgente nesta discussão é a constante mudança para medidas cada vez mais restritivas na utilização dos conteúdos, que atinge com especial gravidade a utilização para fins educativos e de investigação científica.

A AEL gostaria ainda de agradecer ao Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, na pessoa da Drª Neuza Pedro pelo convite para participar neste debate.

Deixar uma resposta