[Ensino Superior] Lista de software livre útil em Matemática v0.1

Nesta lista incluímos software de nível avançado relacionado com Matemática,abrangendo manipulação algébrica/simbólica, cálculo numérico, apresentação gráfica de dados e funções, resolução de equações, cálculo integral e diferencial, estatística, entre muitos outros.

  • Axiom http://axiom-wiki.newsynthesis.org/FrontPage – É um sistema genérico de computação algébrica. É especialmente útil para Cálculo Simbólico, investigação matemática e desenvolvimento de novos algoritmos matemáticos. Atenção, a licença não é GPL.
  • DoConhttp://www.haskell.org/docon/ – É um programa para Cálculo Simbólico, escrito numa linguagem puramente funcional e não-rígida – Haskell. Ver licença (não é GPL).
  • GAPhttp://www.gap-system.org/gap.html – GAP («Grupos, Algoritmos e Programação») é um sistema focado em Álgebra Discreta e Computacional, nomeadamente em Teoria de Grupos e Teoria Algébrica dos Autómatos, gerido pelos «GAP Centres» da University of St. Andrews, RWTH Aachen, Technische Universität Braunschweig e Colorado State University. Além destes centros de investigação, o GAP é desenvolvido continuamente por utilizadores, que contribuem com cerca de 60% do total de pacotes. Os pacotes submetidos são alvo de "peer review", o que introduz confiança e qualidade ao sistema. É altamente recomendado e utilizado em investigação matemática e em Ciência de Computadores, sendo crucial mesmo em alguns artigos publicados
  • GP/PARI http://pari.math.u-bordeaux.fr/ – PARI/GP é um sistema de computação algébrica desenhado para cálculos rápidos em teoria de números, mas também contém uma grande quantidade de outras funções úteis respeitantes a entidades matemáticas como matrizes, polinómios, séries de potências, funções transcendentais, etc.
  • Maxima e wxmaxima http://maxima.sourceforge.net/ e http://wxmaxima.sourceforge.net/ – Maxima é um sistema para manipulação de expressões simbólicas e numéricas, incluindo diferenciação, integração, séries de Taylor, transformadas de Laplace, equações diferenciais ordinárias, sistemas de equações lineares, polinómios, conjuntos, listas, vectores, matrizes e tensores. O Maxima é capaz de representar funções a duas e três dimensões. O wxMaxima disponibiliza um acesso às funções do Maxima através de menus e diálogos.
  • Octavehttp://www.gnu.org/software/octave/ – GNU Octave é uma linguagem de alto nível pensada para computação numérica. Fornece uma interface de linha de comandos, conveniente para a resolução de problemas numéricos lineares e não lineares, usando uma linguagem na generalidade compatível com Matlab(R).
  • R Project – http://www.r-project.org/"R" é uma linguagem e um ambiente para cálculos estatísticos e manipulação gráfica. O R fornece uma grande variedade de técnicas estatísticas (modelação linear e não linear, testes estatísticos clássicos, análise de séries temporais, classificação, "clustering", …) e gráficas, sendo bastante extensível. Um dos pontos fortes do "R" é a facilidade com que se produzem gráficos de grande qualidade, incluindo símbolos e fórmulas matemáticas.
  • SAGEhttp://modular.math.washington.edu/sage/ – Use o SAGE para estudar uma grande gama de áreas da matemática, incluindo álgebra, análise, teoria de números elementar e avançada, criptografia, computação numérica, álgebra comutativa, teoria de grupos, combinatória, teoria de grafos, e álgebra linear.
  • Singularhttp://www.singular.uni-kl.de/ – SINGULAR é um sistema de computação algébrica para computações polinomiais com ênfase nas necessidades de álgebra comutativa, geometria algébrica e teoria de singularidades.
  • YACAShttp://yacas.sourceforge.net/homepage.html – YACAS é um sistema de computação algébrica geral, um programa para manipulação simbólica de expressões matemáticas.
  • Yorick – http://yorick.sourceforge.net/index.php – O Yorick é uma linguagem de programação interpretada para simulações e cálculo científico, pós-processamento ou desenvolvimento de simulações complexas, desenho gráfico interactivo, leitura, escrita e tratamento de ficheiros de dados numéricos. (licença BSD).

Deixe-nos mais exemplos de programas que acha que deveriam fazer parte desta lista no nosso fórum: http://www.escolaslivres.org/forum/index.php?topic=4.0

Deixar uma resposta