Parte da produção científica nacional e dos documentos científicos que circulam dentro das universidades (como por exemplo, teses de mestrado) podem ser consultados no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, disponível no endereço http://www.rcaap.pt/.
O repositório não agrega os ficheiros em si, mas apenas funciona como agregador das informações principais relativas aos documentos, que estão de facto alojados em repositórios das universidades que já aderiram ao sistema.
As licenças mediante as quais os conteúdos são disponibilizados não são claras para todos os repositórios. Por exemplo, no caso do repositório aberto da Universidade do Porto os conteúdos dos repositório podem ser acedidos mediante uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, exibir e executar a obra, além da possibilidade de criar obras derivadas, mediante crédito ao autor e o uso não-comercial. Já noutros repositórios, a licença é omissa.
À data, existem 18080 documentos indexados e 12 repositórios que aderiram ao sistema. A maioria dos repositórios é assente em software livre, nomeadamente no sistema DSPace. Além disso, o próprio RCAAP baseia-se no projecto livre ARC harvester and search engine
.