Listas de Software Livre Educativo e Distribuições GNU/Linux

Existem algumas distribuições GNU/Linux especialmente afinadas para o contexto educativo. Por exemplo, o Edubuntu ou o OpenSuse Edu, ou ainda o Skolelinux (ver também esta página).

Nas páginas destas distribuições podem ser encontrados inúmeros programas relevantes para as escolas portuguesas. Por exemplo, dêem uma espreitadela nestas listas:

  1. Lista de programas educativos (servidor ou desktop) disponíveis no Suse Edu
  2. Aplicações educativas disponíveis no Edubuntu
  3. Aplicações disponíveis no Skolelinux (Debian Edu)

Alguns dos programas listados estão também disponíveis para plataformas como Windows ou Mac.

Infelizmente, nem todos os programas têm tradução para português ou essa tradução é deficiente, uma situação a ser averiguada caso a caso. Contudo, podem sempre desafiar os vossos professores/alunos a fazerem a tradução de um destes programas como um trabalho para uma dada disciplina (por exemplo, inglês!). Esta ideia poderá ser viável especialmente em programas mais simples e pequenos. Por exemplo, programas para crianças de tenra idade têm, em geral, pouco para traduzir. Em programas complexos, bem… até os profissionais enfrentam imensas dificuldades nas traduções, um processo nada trivial.

Lembrem-se, é fácil de participar. Basta irem à página do projecto que desenvolve o programa e investigarem como podem contribuir com traduções. A vossa tradução, depois de feita, revista e testada, pode assim ficar disponível para pessoas em todo o mundo que utilizam o programa em português. E claro, com o vosso nome e o nome da vossa escola na secção de Créditos 🙂

Deixar uma resposta