Cursos abertos de instituições de ensino de todo o mundo [Ensino Superior]

Muitos dos estudantes do ensino superior saberão como por vezes é difícil encontrar material técnico de qualidade sobre algumas das disciplinas que frequentam. Uma procura em livrarias on-line ou as sugestões dos professores revelarão eventualmente a existência de livros sobre o assunto mas quem sabe a um preço incomportável.

Por outro lado, por vezes é exigido aos professores ou aos alunos que preparem cursos e trabalhos em que muito do material ou se encontra num formato difícil de adaptar ou tem direitos de autor restritivos não permitindo alterações, cópia e livre distribuição, mesmo tendo em conta a flexibilidade permitida pela lei para fins educacionais.

Algumas Universidades mais prestigiadas do mundo, como é o caso do bem conhecido MIT, entre outras, já perceberam que partilhar o conhecimento produzido lhes traz mais vantagens do que desvantagens. Por exemplo, o nome da Universidade passa a circular a nível internacional de uma forma fluida, quem sabe suscitando o interesse de mais alunos pela instituição. Em Portugal, ainda não existem exemplos claros da partilha de conteúdos abertos em larga escala.

São diversos os repositórios sobre esta temática. O artigo da Wikipédia em inglês sobre “Conteúdos Abertos” disponível neste endereço é um excelente ponto de partida. Gostaríamos contudo de deixar aos nossos leitores a recomendação do motor de busca do “Open CourseWare Consortium”. Experimente palavras-chave como “Mathematics, Physics, Computer Science, Literature” e ficará surpreendido com o material disponível.

Um dos objectivos da Associação Ensino Livre é o de além da promoção do software livre, o de promover a divulgação e a partilha de conteúdos abertos. Se tiver sugestões nesse campo, queira contactar-nos.

Deixar uma resposta