De acordo com esta notícia no sítio web NewIndpress.com, o Director de Instrução Pública do governo de Kerala, Índia, ordenou a obrigatoriedade da utilização de software livre nas escolas do ensino básico e secundário, nomeadamente nos exames de TI.
Os exames SSLC (“Secondary School Leaving Certificate”) programados para Março de 2008 relativos a Tecnologias de Informação, serão inteiramente realizados em software livre, e sobre software livre. Até ao último ano, as escolas tinham a escolha de conduzir os exames quer em software livre, quer em plataformas da empresa Microsoft.
Para este propósito, foram preparados livros de apoio sobre Linux e aplicações livres que correm habitualmente neste sistema operativo. Os textos de apoio foram preparados pela Fundação para o Software Livre na Índia e pela SCERT (uma estrutura estatal para a inovação no ensino), sobre a orientação do projecto IT@school.
Para mais informações poderão consultar o sítio web do departamento de educação de Kerala, onde se encontram inclusivé, os textos de apoio e guias para os exames de TI em inglês.
O DPI também preparou várias iniciativas para popularizar software livre. Por exemplo, para a celebração do Dia do software livre, foram distribuídas pelas escolas palestras introdutórias ao assunto. Tiveram lugar nesse dia algumas competições para alunos: uma competição de arte digital utilizando o TUX paint, XPaint e o software GIMP, com o tema “a minha escola e o meio envolvente”; uma competição de apresentações utilizando o Impress do Openoffice, com o tópico “Tecnologias de Informação e os benefícios para o homem comum”.
De acordo com esta notícia no jornal Hindu o projecto IT@School desenvolveu um sistema operativo baseado na distribuição Linux Ubuntu. Chamada de Versão 3.0 IT@School GNU Linux, esta distribuição foi implementada em 2832 escolas Secundárias – mais de um milhar são escolas governamentais.
Esta iniciativa criou todo um ecossistema de ferramentas que estimulam a auto-aprendizagem, a auto-avaliação e que permitem ainda a realização de testes online com resultados imediatos. Tudo isto, usando Software Livre.
Com isto, o estado tem poupado anualmente imenso dinheiro em licenças com software proprietário.